IPEC: No 1º turno, Lula lidera com 44% das intenções de voto contra 32% de Bolsonaro

Lula tem mais votos que todos os demais candidatos que, juntos, somaram 43%, o que indica a possibilidade de vitória no 1º turno. Mas se tiver, 2º turno, o petista vence o atual presidente por 50% a 37%

Foto: Ricardo Stuckert

O ex-presidente Lula (PT) mantém a liderança na disputa pela presidência da República, com 44%% das intenções de voto, contra 32% do presidente Jair Bolsonaro (PL) no primeiro turno das eleições, em 2 de outubro, segundo nova rodada de pesquisa do IPEC (ex-Ibope), divulgada nesta segunda-feira (29). 

Entre os mais pobres, com renda familiar mensal de até um salário mínimo (R$ 1.212), Lula alcança 54% das intenções de voto.

No Nordeste, que tem 27,11% do total de 156.454.011 de eleitores aptos a votar este ano, segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), 57% dos votos são para Lula.

Bolsonaro tem mais intenções de voto entre evangélicos (48%) e aqueles que ganham mais de cinco salários mínimos – R$ 6.060 por mês – (47%).

Lula tem mais votos que todos os demais, somados

O ex-presidente Lula tem mais votos do que todos os demais candidatos que, juntos, somaram 43% de intenções de votos, o que indica a possibilidade de vencer no primeiro turno das eleições.

Mas, se houver segundo turno, Lula alcança 50% dos votos contra 37% de Bolsonaro. Brancos e nulos somariam 9% e 4% disseram não saber.

Intenções de votos dos demais candidatos

O ex-governador do Ceará Ciro Gomes (PDT) é o terceiro colocado no primeiro turno das eleições, com 7% das intenções de votos. Em quarto lugar está a senadora Simone Tebet (MDB-MS), com 3% e em quinto, o Luiz Felipe d’Avila (Novo), com 1%.

Os demais candidatos não alcançaram 1% das intenções de voto. Brancos e nulos somaram 7%, outros 6% disseram não saber em quem irão votar ou não quiseram responder.

Bolsonaro é o mais rejeitado pelos eleitores

Bolsonaro é o candidato mais rejeitado, com 47%. Lula tem 36%, Ciro, 16%.

Governo Bolsonaro é rejeitado por 57%

57% dos eleitores brasileiros avaliam o governo Bolsonaro como ruim ou péssimo.

Metodologia da pesquisa

O IPEC entrevistou presencialmente 2 mil pessoas, entre terça-feira (23) e segunda (29), portanto, depois da entrevista de Lula no Jornal Nacional na quinta (25), em 130 cidades de todas as regiões do Brasil.

A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. O nível de confiança dos resultados é de 95%.

A pesquisa foi contratada pela TV Globo e está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), sob código BR-01979/2022.