IPI menor e confiança maior puxam comércio
Se considerados automóveis e construção civil, o avanço nas vendas chega a 3,7%. Ambos os setores, que também atuam no atacado, foram beneficiados pela redução do IPI pelo governo. Paralelamente, a confiança do consumidor em São Paulo avançou 6,3% neste mês sobre julho de 2008
As vendas no varejo cresceram 0,8% em maio na comparação com abril, após dois meses de queda, e de 4% ante maio de 2008, anunciou o IBGE. Sete dos oito segmentos acompanhados registraram alta, com destaque para super e hipermercados, que subiu 6,7%.
Se considerados automóveis e construção civil, o avanço nas vendas chega a 3,7%. Ambos os setores, que também atuam no atacado, foram beneficiados pela redução do IPI pelo governo.
Paralelamente, a confiança do consumidor em São Paulo avançou 6,3% neste mês sobre julho de 2008, informou a Fecomercio.
Pesquisa do Programa de Administração do Varejo na cidade aponta ainda que 74,2% planejam comprar bens duráveis no trimestre. Especialistas esperam que o crescimento se sustente graças a esse segmento.
Analistas de 20 instituições financeiras estimavam, em média, alta de 0,2% nas vendas ante o mês anterior e de 2,6% ante maio de 2008, de acordo com levantamento da AE Projeções.
O técnico da Coordenação de Serviços e Comércio do IBGE, Reinaldo Pereira, destacou o desempenho melhor do varejo de um mês para outro. “Isso pode estar refletindo uma reação no crédito e na confiança do consumidor e a continuidade do crescimento da massa salarial.”
Ele ressaltou que, enquanto oito atividades registraram queda nas vendas em abril ante o mês anterior, em maio o único segmento a recuar nessa comparação foi o de equipamentos e materiais para escritório e informática (-11,6%).
Segundo dados da Tendências Consultoria, a massa salarial real aumentou 5,3% nos primeiros cinco meses do ano em relação a igual período de 2008.
O segmento de hiper e supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo, que tem maior peso na pesquisa mensal de comércio e depende diretamente do poder de compra dos trabalhadores, respondeu, sozinho, por 3,1 ponto porcentual, ou mais da metade da alta de 4% apurada nas vendas do varejo ante maio do ano passado.
O diretor da consultoria Gouvea de Souza Alberto Serrentino acredita que o segmento de hiper e supermercados deve prosseguir impulsionando as vendas do varejo em 2009. “O setor vem crescendo por conta do aumento da massa salarial da população e pela desaceleração da inflação dos alimentos.”
ELETRODOMÉSTICOS
O dado frustrante do comércio em maio ficou por conta dos eletrodomésticos. Pereira observou que esperava um efeito mais forte da redução no IPI sobre produtos de linha branca, a partir da segunda metade de abril, no desempenho do grupo de móveis e eletrodomésticos.
Ele ressaltou que essa atividade mostrou “alguma melhora” em maio, na série ante o mês anterior, já que registrou sinal positivo (0,1%), após dois meses de queda nessa comparação. Mas mostrou recuo significativo (-6,3%) ante maio do ano passado. “Esse segmento precisa muito de crédito, apenas a redução de preços não é suficiente para aumentar as vendas”, avaliou.
Alexandre Andrade, da Tendências Consultoria, também observou que era esperada uma reação mais forte dos eletrodomésticos após a redução do IPI a partir da segunda metade de abril e os dados do IBGE mostraram que, “aparentemente, não houve o efeito desejado (de aumento das vendas por conta de antecipação de consumo)”.
Serrentino também destaca que os segmentos vinculados ao crédito estão mostrando desempenho mais contido. O economista da LCA Consultores Douglas Uemura acredita que a recente reação da concessão de crédito deve ajudar o desempenho dos bens de consumo duráveis, como eletrodomésticos, nos próximos meses.
Uemura acredita que o varejo deverá continuar tendo resultados positivos e fechará o ano com alta de 4% nas vendas. “Daqui para frente, as vendas deverão manter o crescimento, talvez um pouco abaixo da variação de maio, mas crescendo. São várias as justificativas para isso: o mercado de trabalho, a recuperação da confiança, a volta do crédito ao consumidor e a redução do spread bancário de janeiro até maio”, avalia. A Tendência estima uma alta acumulada de 2,0%, “com viés de alta”, no ano.
Da Redação com informações de agências