“Irresponsabilidade social demite mais que crise”
O presidente do Sindicato, Sérgio Nobre, voltou a criticar os empresários que estão propondo demitir ou flexibilizar direitos para superar a crise econômica
“Esse pessoal passou os últimos cinco anos ganhando dinheiro e agora, no primeiro abalo, quer jogar a conta pra cima dos trabalhadores reduzindo os salários, ou em cima do Estado, usando os recursos do FAT”, criticou.
Sérgio Nobre ressaltou que suspender o contrato de trabalho ou demitir não podem ser as primeiras alternativas diante dos problemas, e que isso só acontece porque é barato demitir no Brasil.
“Na Europa ou nos Estados Unidos, onde é caro demitir, esse recurso é usado só em último caso. Como aqui uma demissão custa pouco para o empresário, essa é uma das primeiras alternativas”, prosseguiu.
“Isso permite que usem a crise como desculpa para demitir e depois contratar o mesmo trabalhador por metade do salário que recebia antes. Essa irresponsabilidade social acaba provocando mais demissões que a própria crise”, concluiu Sérgio Nobre.