Isringhausen: Comitê Sindical é regulamentado
Em reunião ocorrida ontem na Isringhausen, em Diadema, a direção da empresa e o Sindicato assinaram acordo regulamentando o Comitê Sindical de Empresa (CSE).
A regulamentação garante transparência e liberdade de atuação aos dois membros do CSE, Wagner Martins Oliveira e Josivaldo Pedro da Silva. Eles passam a ter o tempo necessário para exercer sua representação junto aos trabalhadores, e também contam com uma sala dentro da fábrica.
O reconhecimento da representação faz com que as reivindicações tenham um canal de solução mais rápida.
O coordenador da Regional Diadema, Sérgio Nobre, disse que não são apenas os trabalhadores que saem ganhando, mas também a empresa.
O trabalhador respeitado em seus direitos e com sua representação produz mais e melhor. Para Sérgio Nobre, “ao reconhecer e respeitar o direito de organização dos trabalhadores, a empresa mostra que quer respeitar os direitos trabalhistas. Ela busca ser competitiva, mas com responsabilidade social, que hoje é condição para competir na economia globalizada.
Conduta – Nobre lembra que hoje existe uma pressão para que as empresas adotem códigos de conduta com base no respeito social e nos direitos dos trabalhadores.
“Montadoras como a Mercedes e a Volks já adotam esses códigos e exigem o mesmo de seus fornecedores. Dentro de pouco tempo, empresa que não reconhecer o direito de organização e de negociação não terá para quem fornecer”, explicou ele.
Sérgio disse ainda que, ao mostrar esse avanço nas relações de trabalho, a empresa se qualifica para o futuro.
A Isringhausen é uma fábrica de autopeças de capital alemã com cerca de 230 trabalhadores.