Itália cobra investimentos prometidos pela Stellantis
Governo citou plano de produção de 1 milhão de unidades e fábrica de baterias em Termoli
A Itália está insatisfeita com a Stellantis, dona de uma das marcas mais emblemáticas do país, a Fiat. O imbróglio tem origem em promessas supostamente não cumpridas que a montadora fez ao estado italiano. O ministro de desenvolvimento econômico do país, Adolfo Urso, por exemplo, ameaçou reter o financiamento do fundo de recuperação da Stellantis, a menos que a fabricante forneça respostas sobre projetos de investimento que estariam atrasados.
“Cabe à Stellantis reavivar o setor automotivo na Itália, e estamos esperando há muito tempo por uma resposta. O governo fez sua parte, mas a Stellantis não”, disse Urso em evento realizado na cidade de Rimini, no norte do país.
Urso também alegou que, embora o governo tenha cumprido seus compromissos, como a implementação de um plano de incentivo para impulsionar as vendas, a Stellantis não conseguiu atingir a meta de produzir um milhão de carros acordada em meados de 2023. Outra fonte de tensão entre Stellantis e Roma é uma joint venture entre Stellantis e Mercedes-Benz – a ACC – para construir uma fábrica de baterias na cidade de Termoli.
O trabalho naquela fábrica de baterias teria sido pausado devido à menor demanda por elétricos na Europa. “A Stellantis deve fornecer uma resposta em breve. Se eles não responderem positivamente, o dinheiro do fundo de recuperação será alocado em outro lugar”, afirmou o ministro.
Do Automotive Business