Iveco investe R$ 60 milhões para difundir caminhão GNV

A Iveco investe R$ 60 milhões no projeto Brasil Natural Power, que busca desenvolver um ecossistema estruturado para a circulação dos caminhões e ônibus movidos a combustíveis alternativos no País. Sua solução inicial indica o GNV e o biometano, por meio do caminhão Hi-Way NG 6×2 600S46T que, equipado com o motor FPT Cursor 13 de 460 cv, pode rodar com os dois combustíveis.

Vinte unidades dos caminhões serão vendidas a grandes transportadores até 2023, e serão monitoradas pela Iveco. Participam do projeto, além da companhia, a Abegás, Associação Brasileira das Empresas Distribuidoras de Gás Canalizado, que fará a ponte com a rede de distribuição para ampliar a infraestrutura do GNV no Brasil, a ZF, fabricante da transmissão do caminhão, e a Bosch, que reunirá os dados dos veículos para, junto com a Iveco, buscar melhorias na operação.

Segundo o diretor de marketing e portfólio de produto da Iveco, Bernardo Brandão, o gás natural e o biometano são apenas o começo – já existem outras opções de propulsão em análise para o futuro: “A Iveco aposta no gás como uma alternativa viável no curto prazo para a redução de poluentes e com TCO atrativo para o transporte de cargas e pessoas. Já temos essa tecnologia consolidada e ela servirá como ponte para os próximos passos do programa.”

A empresa disse que na Europa existem 35 mil veículos seus rodando com GNV e outros 2 mil na América Latina.

Da AutoData