Izera: Polônia oficializa marca de carros elétricos

Assim como Turquia, Egito, Vietnã e outros países em desenvolvimento, a Polônia agora tem sua marca de carros elétricos, ainda que o país tenha uma cultura automotiva da era soviética e forte presença da Fiat. A marca Izera já havia anunciado há algum tempo, sua intenção de produzir carros elétricos no país e assim ser mais uma marca europeia para medir forças com fabricantes chineses.

Contudo, a Izera teve que se apoiar em uma montadora da China para materializar seu objetivo e esta empresa é a Geely. A polonesa Izera usará uma plataforma da Geely, mas não será nenhuma base comum e sim a mais recente, chamada SEA, a mesma que sustenta alguns dos projetos mais recentes da chinesa, assim como da Smart, Volvo e Polestar, por exemplo.

A Geely e a Electro Mobility Poland, empresa que detém a marca Izera, confirmaram o uso da plataforma SEA nos carros elétricos poloneses, que sustentará, a princípio, um hatchback e um SUV de porte médio. Com início de produção em 2024, a Izera terá baterias de lítio-fosfato de ferro de 40 kWh ou 60 kWh, que garantirão autonomia de até 400 km e recarga rápida de 80% em apenas 30 minutos.

Tendo fábrica em Jaworzno, região da Silésia, a Izera tem seus carros desenhados pelo designer polonês Tomasz Jelec, com apoio do estúdio Torino Design, na Itália. Quando a fábrica iniciar em 2024, a meta é empregar 2.400 pessoas para produzir os dois modelos, destinados inicialmente ao mercado europeu, no entanto, a Izera pode acabar na China, onde poderia expandir-se ainda mais.

Do Notícias Automotivas