Jac caminhões promete fábrica local e busca 5% do mercado de caminhões
A Jac Caminhões lançou oficialmente sua operação brasileira, conforme antecipado pela Agência AutoData, totalmente independente do Grupo SHC, que mantém a representação comercial para vendas de caminhões elétricos e automóveis. O foco do voo solo por aqui, será, ao menos neste início, caminhões diesel, com o objetivo de conquistar 5% do mercado até 2030, de acordo com o diretor comercial Adriano Chiarini.
A matriz chinesa tem planos de instalar uma fábrica em território brasileiro até 2027. Neste início de operação, com vendas agendadas para a partir de janeiro, serão modelos importados: “Somos a fábrica, a matriz, não somos o importador. Desde que começamos a desenhar o plano para chegar ao Brasil ficou definido que era necessário ter uma fábrica.
Estamos em fase de estudos e já temos vários estados oferecendo incentivos para instalação, como Goiás, Espírito Santos, Paraná e da Região Nordeste”. De acordo com o diretor a intenção é ter uma unidade própria, sem parcerias com outras empresas, com operação CKD ou SKD para atingir os índices de nacionalização necessários para ter acesso a linhas de financiamento como as do BNDES. A fase atual é a de análise de incentivos.
As primeiras unidades dos quatro modelos iniciais da Jac Caminhões chegaram importadas por meio do Porto de Itajaí, SC, que será usado para receber os lotes ao longo de 2026. A expectativa é comercializar no mínimo setecentas unidades no ano que vem e, segundo Chiarini, o volume pode aumentar rapidamente caso o mercado demande, pois, a fábrica na China tem capacidade para produzir. O prazo de importação é de noventa dias.
Da AutoData