Jac Motors importa caminhões em operação independente

A Jac Motors está estruturando operação própria no Brasil, independente do Grupo SHC, seu representante há mais de uma década. Segundo a Agência AutoData apurou a companhia chinesa trouxe caminhões a diesel para serem homologados para o mercado nacional e iniciou contratações para sua equipe local.

Seria, a princípio, uma operação da Jac Caminhões, sem competição com seu representante Sérgio Habib. O Grupo SHC opera apenas com carros, utilitários e caminhões elétricos, com a picape Hunter e seu motor turbodiesel sendo a única exceção.

Desembarcaram no porto de Vitória, ES, rumo à homologação, caminhões de 9, 12 e 17 toneladas, todos com motor diesel. A linha de elétricos importada pelo Grupo SHC inclui modelos de 3,5 t, 4,2 t, 7,5 t, 8,5 t, 9,5 t, 12,5 t e 18 t.

Embora forte no segmento leve, com marcas como a BYD ocupando o Top 10 e outras em vias de iniciar operação, como a GAC Motor, os chineses deram passos tímidos no segmento de comerciais pesados. No passado marcas como a Sinotruk e Shacman ensaiaram vender seus modelos, mas logo encerraram a operação. A Foton, após uma pausa, retornou com as importações no ano passado e já toca à frente o planejamento de produzir localmente.

Da AutoData