JAC terá operação própria de caminhões no Brasil

Empresa promete, inicialmente, importar todos os modelos de sua linha fabricada na China

As vendas internas de caminhões superaram 92 mil unidades até outubro, queda de 8% frente a igual período do ano passado. Ainda assim, o Brasil é um dos maiores mercados mundiais para veículos de carga acima de 3,5 toneladas de PBT e, por conta disso, segue merecendo a atenção de fabricantes ainda não presentes aqui. Um, em particular, é questão de muitíssimo pouco tempo para abrir suas revendas em várias localidades do território nacional.

A JAC Caminhões será oficialmente apresentada em 2 de dezembro e começará a importar sua linha de veículos já a partir de 2026. A nova empresa será operação própria da JAC Motors, uma das maiores montadoras de caminhões da China e que aqui é conhecida por seus carros, picapes e caminhões elétricos importados pela JAC Brasil, empresa do Grupo SHC, que seguirá independente para atuar exclusivamente nesses segmentos.

A investida agora da própria fabricante é etapa importante e decisiva no processo de internacionalização da marca em veículos comerciais, já presente em vários países, inclusive na América Latina. A JAC vendeu mais de 1,5 milhão de caminhões em cerca de 130 países. No Brasil, a agora JAC caminhões promete oferecer toda a sua linha de caminhões, exceção feita às versões elétricas, a cargo da empresa do Grupo SHC. A importação, entretanto, pode ser, sim, apenas o primeiro passo da trajetória desses produtos no mercado brasileiro.

Não são poucos os rumores de que a fabricante chinesa pode anunciar a montagem aqui de pelo menos parte de sua linha de produtos. Pelo menos estudos já estão sendo encaminhados. Se a JAC Caminhões decidir estabelecer linha de montagem no País, ainda que inicialmente no sistema CKD e até em parceria com alguma empresa local, seria a nona marca a colocar o selo “made in Brazil” em seus caminhões.

Do AutoIndústria