João Cayres é o novo presidente do Dieese
Eleito no último final de semana, metalúrgico do ABC diz que uma das metas da nova gestão é criar a faculdade Dieese e formar profissionais para o mundo do trabalho e o movimento sindical.
Metalúrgico do ABC assume Dieese
O coordenador do Sistema Único de Representação dos Trabalhadores na Ford, João Cayres, foi eleito presidente do Dieese na última sexta-feira. Nos últimos dois anos ele ocupou e vice presidência do órgão. A eleição é feita pela direção nacional, composta de representantes de todas as centrais sindicais.
“É uma tarefa de responsabilidade porque uma das metas da nossa gestão é a elaboração de políticas públicas, como projetos de desenvolvimento e de distribuição de renda”, afirma o dirigente. Para isso, o Dieese planeja expandir seus planos de formação com a criação de uma faculdade.
“É um debate que faremos com o movimento sindical. Uma pesquisa mostrou essa demanda e a intenção é construir uma escola para formar profissionais em nível superior, voltados para o mundo do trabalho e aos sindicatos”, observou. Segundo ele, a central sindical norte-americana AFL-CIO e sindicatos europeus mantêm escolas semelhantes.
Outra meta da nova diretoria é ampliar o número de sindicatos associados, mudar o perfil de financiamento e divulgar institucionalmente a marca Dieese. Hoje, segundo João, são 500 sócios “Muita gente não sabe que o Dieese é um órgão de assessoria sindical e pensa que se trata de um instituto de governo”, comenta.
Quanto ao financiamento, hoje, 55% das receitas do Dieese vêm de projetos e pesquisas, como as de emprego e de inflação. O restante vem das mensalidades dos sindicatos associados. “Queremos arrecadar 60% das nossas receitas com as mensalidades e o restante com projetos” prevê.
O Dieese completou 51 anos e é o único no mundo com esse perfil, criado e mantido pelos sindicatos para estudos econômicos e sociais.