João Ferrador será entregue nesta sexta-feira a Artur Henrique
Presidente da CUT Nacional receberá o prêmio durante ato que comemora 53 anos do Sindicato, às 18h30, na Sede. Todos estão convidados!
Foto: Roberto Parizotti
A entrega do Prêmio João Ferrador ao presidente da CUT Nacional, Artur Henrique, marca o ato que o Sindicato realiza nesta setxa-feira (11), às 18h30, na Sede, para comemorar seu 53º aniversário de existência. Todos estão convidados.
Com a aparência de um metalúrgico, João Ferrador é uma ilustração criada em 1972 para apresentar as reivindicações da categoria na Tribuna Metalúrgica. Desta a maneira a direção do Sindicato driblava a censura da ditadura militar à imprensa, que impedia a divulgação de notícias sobre mobilizações de trabalhadores.
Denunciando as condições de vida e a exploração da companheirada, as Cartas do João Ferrador, publicadas entre 1972 a 1980, acabaram tornando a personagem um dos grandes ídolos dos metalúrgicos do ABC.
Presença constante
Foi este motivo que levou o Sindicato a dar o nome do personagem ao prêmio que criou em 2009. Seu objetivo é reconhecer personalidades e entidades que contribuem para a promoção da cidadania, dos direitos humanos e sociais, da justiça e da democracia, e já homenageou o ministro da Fazenda, Guido Mantega, e o ex-presidente Lula.
Artur Henrique foi escolhido agora pelo trabalho que desempenha a frente da CUT desde 2006, onde teve presença constante nas lutas dos trabalhadores.
Entre suas principais realizações do dirigente estão a pressão que liderou a frente da Central e levou o Congresso Nacional aprovar a política de valorização do salário mínimo e o reconhecimento das centrais sindicais.
Da Redação