Jornada Cidadã: Respeito aos direitos da criança

Dois painéis que acontecem nos próximos dias 19 e 21 na nossa região, junto com debates programados para São Paulo e Guarulhos, formam a 1ª Jornada Cidadã no combate ao abuso e exploração sexual, uso de drogas e trabalho infantil.

A jornada é uma iniciativa dos metalúrgicos e químicos do ABC e do Projeto Meninos e Meninas de Rua de São Bernardo. Conta com o apoio de outros sindicatos da CUT, das prefeituras da região e das entidades voltadas à defesa dos direitos das crianças e dos adolescentes.

“A jornada vai trazer a pauta nacional sobre a infância para o ABC e fazer uma reflexão, articulando ações e cobrando o que está no papel sobre os direitos das crianças”, disse o coordenador do Projeto Meninos e Meninas de Rua, Marco Antônio da Silva, o Marquinhos (foto).

Ele lembrou que esta é a segunda vez que entidades sindicais se voltam para as questões das crianças e dos adolescentes.

“Em 92 aconteceu a Vigília pelos Direitos das Crianças e Adolescentes, quando os sindicalistas perceberam que os meninos de rua são filhos de trabalhadores”, explicou Marquinhos.

Pela programação, no dia 19 será debatido o tema Combate ao Trabalho Infantil, no Sindicato dos Químicos do ABC.

No dia 21 o debate Enfrenta-mento da exploração sexual infanto-juvenil e uso de drogas acontece no nosso Sindicato.

O objetivo da Jornada Cidadã é sensibilizar a sociedade sobre essas graves situações que afetam milhões de crianças e jovens.

“Queremos que a jornada seja propositiva. Além disso, a idéia é que ela seja realizada todo ano, fiscalizando e monitorando as ações relativas aos direitos das crianças”, conclui Marquinhos.

Participe!