Jornada Cidadã tem evento hoje

Exploração Sexual e Trabalho Infantil são temas de debate

Entidades, sindicatos da CUT e órgãos governamentais que participam do Projeto Jornada Cidadã 2007 promovem hoje o painel de debates Exploração Sexual e Trabalho Infantil. A atividade será no Sindicato dos Bancários do ABC, antecedida pela já tradicional caminhada dos movimentos sociais no centro da cidade.

Este é o quarto ano consecutivo da Jornada Cidadã, ação na qual os movimentos social e sindical se unem para debater propostas e assumir compromissos para o combate do abuso e da exploração sexual, uso de drogas e do trabalho infantil.

“Toda a sociedade tem o dever de zelar para que as crianças tenham seu direito assegurado de ir à escola, brincar, viver sua infância longe da criminalidade e das drogas, isso inclui os sindicatos e também o empresariado, afinal essas crianças são filhos e filhas de trabalhadores”, ressalta Paulo Lage, presidente do Sindicato dos Químicos do ABC.

Entre os convidados está uma delegação internacional composta por representantes de entidades que desenvolvem trabalho com crianças e adolescentes na Nicarágua,  República Dominicana, Uruguai e Estados Unidos.

A concentração para a caminhada está marcada para às 16h, na Praça da Igreja do Carmo, no Centro de Santo André. Ela será encerrada às 18h no Instituto Coração de Jesus, rua Siqueira Campos, 483.

Participam como debatedores Alice Grant Marzano (Delegacia Regional do Trabalho), Glória Maria Mota Lara (ONG Farol), Denise Tichardo (representante da Delegação Internacional) e Neide Castanha (Comitê Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes).

A abertura será feita pela presidenta do Sindicato dos Bancários do ABC, Maria Rita Serrano.