Jornada Cidadã: Toda atenção à criança e ao adolescente
O Movimento Nacional dos Meninos e Meninas de Rua estima que 500 mil crianças são exploradas sexualmente no País. Em relação ao trabalho infantil, um dos problemas mais complexos atualmente são os casos das famílias que pegam crianças para criar.
Ademar de Oliveira, do Movimento dos Meninos e Meninas de Rua, explicou que existem situações nas quais essa criança fica semi-escravizada e nem vai à escola.
“A Jornada Cidadã vai cumprir um papel político auxiliando na reflexão e na reação a esses problemas”, concluiu ele. Isso porque, segundo Ademar, é possível o País adotar políticas públicas que tragam resultados resultados positivos para minimizar essa situação.
“Nos últimos anos, cerca de 1,5 milhão de crianças entre 5 e 14 anos saíram do trabalho infantil ao receberem bolsa vinculada à escola e orientação profissional”, citou como exemplo. Atualmente, 813 mil crianças são atendidas pelo PET – Programa de Erradicação do Trabalho Infantil.
A Jornada Cidadã é uma iniciativa dos sindicatos dos metalúrgicos do ABC e químicos do ABC e Movimento Nacional de Meninos e Meninas de Rua, com a opoio de 60 entidades da sociedade civil.