Jornada de trabalho: Extras na Volks impediram 946 contratações
Os companheiros na Volks cumpriram 776 mil horas extras durante o ano passado. Para pagar todas essas extras a montadora desembolsou R$ 39 milhões. O valor seria suficiente para contratar 946 novos companheiros.
“Esses números mostram como foi justa a nossa luta por contratações”, lembrou o vice-presidente do Sindicato, Francisco Duarte, o Alemão, ao enfatizar que o exemplo da Volks ilustra bem a pesquisa do Dieese, mostrando que 78% dos trabalhadores cumpriram jornadas extras no ano passado.
Divisão – O número de contratações possíveis, explica ele, se dá pela divisão do valor total pago em horas extras por um salário médio bruto de R$ 3.168,00, com encargos.
“Se o pedido dos trabalhadores fosse atendido, não seriam necessárias tantas extras. Ganharíamos nós e a fábrica”, afirmou Alemão.
No meio do ano passado, os companheiros realizaram protestos diários pela abertura de novas vagas. A reivindicação era para a contratação de 350 trabalhadores. O principal problema eram os gargalos na linhas o ritmo intenso de trabalho.