José Cândido Pereira, presente!

No Sindicato, sua última participação foi no dia 29 de julho deste ano, na atividade dos 40 anos da intervenção, onde trocou experiências com a juventude da categoria.

Foto: Adonis Guerra

Foi com imenso pesar que a direção dos Metalúrgicos do ABC recebeu nesta sexta-feira (18/08) a notícia do falecimento do companheiro José Cândido Pereira, ex-diretor do Sindicato e sócio benemérito da entidade sindical. Aos 72 anos, José Cândido estava hospitalizado em decorrência de um problema nas pernas.

A história de José Cândido e do Sindicato se complementam. Representante dos trabalhadores na Brastemp, em São Bernardo, compôs a direção dos Metalúrgicos do ABC eleita em 1981. Já em 1983 participou ativamente da organização da histórica greve, que resultou na quarta e última intervenção no Sindicato.

Contribuindo mais uma vez para a luta da classe trabalhadora e se opondo as leis autoritárias da ditadura militar, em 1984 foi escolhido pela categoria para integrar a chapa do Sindicato, juntamente a três outros companheiros igualmente cassados. Permanece na direção da entidade até 1987.

Nos anos 1990, em reconhecimento a sua luta contra a ditadura militar e pelos direitos dos trabalhadores metalúrgicos do ABC tornou-se sócio benemérito.

Ao longo de toda a vida permaneceu militando pelos trabalhadores e por uma sociedade justa e fraterna. No Sindicato, sua última participação foi no dia 29 de julho deste ano, na atividade dos 40 anos da intervenção, onde trocou experiências com a juventude da categoria.

Seu legado é gigantesco e sempre será lembrado pelos Metalúrgicos do ABC com carinho e admiração. Toda solidariedade aos familiares, amigos e companheiros de militância. José Cândido Pereira, presente!