Jovens preferem os elétricos, revela pesquisa da Nissan
Consultoria Economist Impact fez 3.750 entrevistas em 15 cidades, incluindo São Paulo
Em pesquisa conduzida pela consultoria Economist Impact em 15 cidades dos cinco continentes, incluindo São Paulo, a Nissan constatou que a preferência por possuir um veículo elétrico entre os jovens com 18 a 30 anos vai aumentar pelo menos 50% nos próximos dez anos. “Os jovens urbanos têm conhecimentos sobre as novas tecnologias de eletrificação e metade dos pesquisados deixa claro que elas vão influenciar em suas escolhas de mobilidade”, constata o levantamento, revelando ainda que um terço dos 3.750 participantes espera dirigir um veículo elétrico próprio, sendo que a maior demanda aparece nas cidades emergentes.
Além de São Paulo, a pesquisa ouviu jovens de Bangkok, Copenhague, Londres, Los Angeles, Manila, Melbourne, Cidade do México, Nova Délhi, Nova York, Paris, Riad, Shanghai, Tóquio e Toronto. “A constatação sobre a preferência das gerações mais jovens pelos veículos elétricos reforça o trabalho contínuo da Nissan em matéria de eletrificação e seu compromisso com soluções sustentáveis, para satisfazer necessidades em constante mudança”, destaca comunicado divulgado pela montadora na sexta-feira, 21.
De acordo com a pesquisa, 57% dos jovens que vivem em centros urbanos estão dispostos a mudar seus hábitos de transporte para reduzir sua pegada de carbono, enquanto que aqueles que vivem em cidades emergentes veem as preocupações ambientais como um tema urgente para suas escolhas de mobilidade. Estima que a porcentagem de proprietários de veículos elétricos entre os pesquisados aumente dos 23% atuais para mais de 35% na próxima década.
Nas cidades emergentes, 44% dos entrevistados preveem dirigir seu próprio VE nos próximos cinco anos, em comparação com os 31% das cidades desenvolvidas. “Este estudo explora como as gerações mais jovens imaginam o futuro da mobilidade, o que nos proporciona uma visão fundamental, pois as decisões que eles tomarão vão moldar diretamente o panorama da mobilidade, que está em constante mudança”, comenta Ritu Bhandari, diretora de Sustentabilidade da Região Ásia-Pacífico na consultoria Economist Impact.
Do AutoIndústria