Juíza manda Metrô de SP apresentar envelopes de licitação

A juíza Simone Gomes Rodrigues, da 9ª Vara de Fazenda Pública de São Paulo, determinou na quarta-feira, em liminar, que o Metrô apresente em 48 horas os envolpes lacrados sobre supostas fraudes na licitação da linha 5 – lilás, suspensa depois de uma denúncia realizada na terça-feira. A decisão foi dada em uma ação popular do deputado estadual Vanderlei Siraque (PT), movida no último dia 21.

O Ministério Público de São Paulo instaurou um inquérito civil para apurar uma denúncia do jornal Folha de S.Paulo de terça-feira de que os vencedores da licitação para as obras na linha 5-Lilás do Metrô para os lotes 3 a 8 já eram conhecidos havia seis meses. O inquérito foi instaurado pelo promotor de Justiça do Patrimônio Público e Social, Luiz Fernando Rodrigues Pinto Junior. A Promotoria recebeu ontem a notícia do jornal.

Os vencedores da licitação, divulgados na quinta-feira, concorriam para executar as obras dos lotes de 3 a 8 da linha 5 (Lilás) do Metrô em São Paulo. O projeto do governo é de que a linha vá do Largo 13 à Chácara Klabin, num total de 20 km de trilhos, e seja conectada com as linhas 1-Azul e 2-Verde, além do corredor São Paulo-Diadema da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU).

O governador Alberto Goldman paralisou as obras na terça-feira e solicitou que o Ministério Público Estadual (MPE) investigue a denúncia. Ele afirmou ainda que “nenhum centavo foi gasto até agora” e que “as empresas ainda não receberam ordens de serviço”.

Do Terra