Juros bancários caem pelo segundo mês seguido, aponta Procon

Taxa média do empréstimo pessoal recuou para 5,89%. Queda evidencia tendência de mercado, diz o órgão

Pesquisa da Fundação Procon de São Paulo apontou queda na média das taxas de juros do empréstimo pessoal e do cheque especial para pessoa física em fevereiro na comparação com janeiro de 2008. Foi a segunda queda consecutiva das taxas médias dessas modalidades de operação.

Foram pesquisadas dez instituições: Banco do Brasil, Bradesco, Caixa Econômica Federal, HSBC, Itaú, Nossa Caixa, Real, Safra, Santander e Unibanco. Dos dez bancos pesquisados, oito reduziram suas taxas de empréstimo pessoal e sete reduziram suas taxas de cheque especial.

No empréstimo pessoa, a taxa média dos bancos recuou de 6,01% ao mês em janeiro para 5,89% em fevereiro. Já os juros do cheque especial passaram de 9,25% mensais, em média, para 9,18%.

“Em pontos percentuais as reduções não foram muito expressivas (a maioria dos bancos privados limitou as baixas a 0,08 ponto percentual), no entanto já evidenciam uma tendência do mercado, em resposta a uma maior flexibilização da política monetária”, diz o Procon em nota.

Do G1