Justiça: Advogado do Sindicato é nomeado juiz do TRT

Coordenador do Departamento Jurídico do Sindicato, Valdir Florindo, assumiu ontem a vaga de juiz no Tribunal Regional do Trabalho (TRT) em São Paulo. Aos 40 anos, 20 deles dedicados ao Sindicato, Valdir foi nomeado na tarde da última terça-feira pelo presidente Lula, por indicação da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

Um quinto da composição de todos os tribunais brasileiros é ocupada por advogados. Para ser indicado, Valdir foi sabatinado pela própria OAB e passou a concorrer ao cargo numa lista com outros nomes, composta pelo próprio TRT.

O que significa um advogado dos metalúrgicos no cargo?
Estamos conquistando espaço no Judiciário, que é um outro poder do Estado. É um ganho para a categoria ter alguém da região no TRT, que conheça a realidade dos trabalhadores e a advocacia do ABC.

Você pretende trabalhar para a reforma trabalhista e sindical?
A Justiça está participando das reformas. No Sindicato temos importantes experiências para a liberdade e autonomia sindical, como a organização nos locais de trabalho.

Qual sua meta de trabalho?
Meu objetivo é fazer justiça e julgar estando o mais perto possível da realidade, chegar próximo da verdade, aplicando a justiça.