Juventude Metalúrgica discute participação e futuro dos jovens no mercado de trabalho
Representantes do Sindicato seguem plano de ação com formação, cultura e projeções para o futuro. Próximo encontro acontece em maio
Depois de três dias de seminário com trabalhadores de todo o país no projeto que integra jovens companheiros e companheiras da DGB (Confederação de Sindicatos Alemães) e IndustriALL Global Union, de 30 de março a 1° de abril, o coletivo da Juventude Metalúrgica do ABC avança para estruturar os desafios de atrair a mocidade nas fábricas ao Sindicato.
“O próximo encontro será em maio e estamos debatendo ações para garantir não só a inserção dos jovens no mercado de trabalho, como formação profissional, organização da juventude e participação de quem chega agora nas fábricas”, disse o coordenador da Juventude Metalúrgica do ABC, Américo José Galvanho Júnior, o Juninho.
No último encontro, dez trabalhadores na Volks e Mercedes estiveram reunidos com representantes de diversos setores da indústria do país, como vestuário, calçadista, construção civil, por exemplo, e dos mais diferentes estados também: Bahia, Rio Grande do Sul, Pernambuco, Espírito Santo.
Juninho lembrou que o projeto já dura três anos e está na terceira fase. “Olhamos para o futuro com o debate sobre as relações de trabalho até 2030, com projeções para ações que garantam mais espaços da juventude no mercado de trabalho e no movimento sindical”, afirmou o dirigente.
A DGB representa 7,6 milhões de trabalhadores alemães e defende uma atuação globalizada do movimento sindical. A IndustriALL Global Union representa 50 milhões de trabalhadores em mais de 140 países e a qual a CUT (Central Única dos Trabalhadores) é filiada.