Juventude Metalúrgica do ABC participa de intercâmbio da IndustriALL
Fotos: Divulgação
Com a participação de jovens da América Latina e da Alemanha, a IndustriALL Global Union, federação internacional dos trabalhadores na indústria, América Latina e Caribe e a Fundação Friedrich Ebert organizaram o projeto de intercâmbio internacional da juventude. A primeira etapa foi entre os dias 7 e 13, em Buenos Aires, na Argentina.
A trabalhadora na SM, empresa da base que atua dentro da Volks, Ana Carla Cunha Marinho, representa a Comissão da Juventude Metalúrgica do ABC e a Confederação Nacional dos Metalúrgicos da CUT, a CNM-CUT, no projeto.
“A ideia do intercâmbio agrega bastante na nossa base, pois serão trocas de experiências com jovens de todo o mundo durante três anos. Teremos que construir um projeto visando a melhorias e inclusão para as próximas gerações de juventude”, contou.
O projeto terá duração de três anos com o objetivo de desenvolver avanços em políticas permanentes para fortalecer e capacitar jovens e mulheres dentro das entidades sindicais.
Os jovens da Argentina explicaram como é a estrutura sindical no seu país aos participantes do Brasil, Alemanha, Chile, Colômbia, México, Nicarágua, Peru, República Dominicana e Uruguai.
No dia 11, os jovens conheceram o SMATA (Sindicato de Mecánicos y Afines Del Transporte Automotor) e a UOM (Unión Obrera Metalúrgica) Argentina.
“Discutimos as estratégias que estão usando para que os jovens se interessem pelo sindicato e queiram participar de encontros e treinamentos, levando em conta também a participação das mulheres nesses espaços”, explicou.
“Também tivemos a participação de companheiros e companheiras com a mesma responsabilidade em projetos anteriores contando suas experiências e como transmitiram o que aprenderam dentro de seus sindicatos. São grandes os desafios não só de participação, mas de capacitação dos jovens e geração de espaços de trabalho e oportunidades”, concluiu.
Da Redação.