Juventude Metalúrgica participa de encontro sobre diversidade e luta contra LGBTfobia
Sarau foi realizado na Volks para ampliar a conscientização dos trabalhadores e combater preconceitos
Na Volks, em São Bernardo, representantes do Coletivo da Juventude Metalúrgica do ABC participaram do sarau que debateu a diversidade no último dia 13. A atividade abordou a cultura LGBTQIAP+, com as representações e os entendimentos por um ambiente de trabalho inclusivo, além de expor a dura realidade de pessoas da comunidade no intuito de conscientizar e politizar os trabalhadores.
O coordenador do Coletivo, Américo José Galvanho Júnior, o Juninho, reforçou a importância do debate e da luta contra o preconceito.
“Este é um tema latente e devemos abordá-lo em todos os fóruns, tanto no Sindicato, dentro das fábricas e também na sociedade em geral. É importante atuarmos na rede de apoio e no combate contra todo tipo de preconceito e repressão que a comunidade LGBT sofre. Precisamos atuar pela inclusão, sem diferenças, com respeito, para que tenhamos cada vez mais uma sociedade justa e igualitária para todes”, afirmou.
Conscientização
O trabalhador Victor Oliveira, integrante da Juventude Metalúrgica, destacou a necessidade de conscientização a respeito de pessoas LGBTQIAP+.
“Muitas vezes, falar sobre o assunto pode gerar reações negativas das pessoas por conta de uma forte influência de informações mentirosas propagadas através de uma onda de conservadorismo e fascismo. Para que possamos combater esse cenário, precisamos nos conscientizar e desmistificar toda e qualquer informação, desde a discriminação até o que significa ser uma pessoa LGBT”.
A atividade teve a participação da Casa Neon Cunha, ONG de São Bernardo que abriga e acolhe a população LGBTQIAP+ em situação de extrema vulnerabilidade.