Karmann-Ghia recebe trabalhadores na Uniforja para troca de experiência
Na próxima sexta-feira, 23, a partir das 9h, será realizada mais uma etapa do programa de formação dos companheiros na Karmann-Ghia. Desta vez, os trabalhadores na empresa desativada conhecerão a experiência bem sucedida de gestão por meio de cooperativa da Uniforja, em Diadema.
A atividade integra a segunda parte do programa “Experiências de fábricas recuperadas” que será finalizada no dia 7 de outubro em um seminário de experiências internacionais com representantes da Itália, Espanha e Argentina. O ciclo segue com dois cursos, um sobre gestão coletiva e um sobre cooperativismo.
UNIFORJA,
UM CASO DE SUCESSO
A trajetória da Uniforja se tornou um marco na história da categoria depois que os metalúrgicos da falida Conforja receberam integralmente seus direitos trabalhistas e passaram a ser donos da fábrica, uma das maiores forjarias do Brasil, quebrada em 1997 por ineficiência do patrão.
O Sindicato percebeu naquele momento a oportunidade de mostrar ao mundo que os trabalhadores têm competência para gerir o próprio negócio e desde o início defendeu a formação da cooperativa.
Parte dos trabalhadores assumiu a proposta e a fábrica foi arrendada por eles. Todo mês depositavam um dinheiro na justiça pelo arrendamento.
Em 2003 compraram o parque fabril com um empréstimo do BNDES. O dinheiro também foi para a justiça. Com o montante guardado foi paga a primeira parcela dos direitos.
Em 2009 a Universidade Federal de São Paulo comprou o prédio da administração e um terreno de 45 mil metros onde ficava o antigo grêmio. Com isso, foi possivel pagar o restante dos direitos.
DOAÇÃO MAHLE
Na amanhã de ontem, os companheiros na Mahle (foto), em São Bernardo, fizeram uma doação de 600 litros de leite para os trabalhadores na Karmann-Ghia.
Da Redação