Karmann-Ghia volta a investir em São Bernardo
Nova prensa que reduzirá o tempo de troca de ferramenta de 4 horas para 12 minutos é o início do projeto de cinco anos
Diretores do Sindicato e da fábrica observam lugar onde ficará a futura prensa. Foto: Paulo de Souza/SMABC
Uma das maiores autopeças do ABC, a Karmann-Ghia, vai retomar seus investimentos na fábrica de São Bernardo, com aportes de capital nos próximos cinco anos.
O anúncio foi feito ao presidente do Sindicato, Rafael Marques, durante visita à fábrica esta semana. “É uma excelente notícia para toda a categoria”, disse.
Segundo ele, o investimento acontece porque o novo Regime Automotivo, o Inovar-Auto, que entrou em vigor neste ano, já está impulsionando o setor.
“Isso mostra que a nossa luta pelo fortalecimento da produção nacional, que deu início às políticas do Inovar-Auto, estava correta”, destacou Rafael.
O novo Regime é um programa de incentivos à inovação tecnológica e adensamento da cadeia produtiva do setor automotivo.
O programa prevê uma série de incentivos e desonerações de impostos para as empresas que investirem em inovações, pesquisas tecnologias e redução de poluentes, entre outros itens.
Nova prensa
Entre as ações da Karmann-Ghia, está a chegada de uma nova prensa, que está sendo instalada na planta de São Bernardo.
A máquina reduzirá o tempo de Setup (troca de ferramenta) que, atualmente, é de 3 a 4 horas para 4 a 12 minutos.
“Isso vai permitir que a fábrica melhore sua competitividade e possa concorrer no mercado, atendendo as montadoras com maior eficácia de prazos”, contou Valter Saturnino Pereira, o Valtinho, coordenador do CSE na empresa que acompanhou a visita do presidente.
Novos investimentos tranquilizam trabalhador
O anúncio de novos investimentos da Karmann-Ghia na planta de São Bernardo foi recebido muito bem pelos trabalhadores na autopeças.
Segundo Valter Saturnino Pereira, o Valtinho, coordenador do CSE, a notícia deu mais segurança no chão de fábrica. “A perspectiva de crescimento da empresa atende a expectativa da companheirada, que pode trabalhar mais tranquila”, disse o coordenador.
Mais postos
Valtinho explicou que apenas para a nova prensa serão 18 trabalhadores diretos, sem contar supervisores, entre outras funções.
“O programa de investimentos da empresa inclui treinamento e capacitação profissional e isso é muito bom”, comemorou o dirigente.
Da Redação