Kei cars: Trump abre caminho para a chegada de minicarros japoneses aos EUA
‘Eles são fofos’, disse o presidente, que quer afrouxar regras de produção no país
A indústria automobilística dos Estados Unidos recebeu na última semana um anúncio inusitado: o presidente Donald Trump quer liberar no país a produção e a venda dos kei cars, aqueles minicarros que dominam as ruas do Japão, mas que nunca tiveram chance real no mercado norte-americano. A ideia surgiu depois da recente visita presidencial à Ásia — e, desde então, virou assunto em Washington.
Os pequeninos modelos japoneses conquistaram Trump à primeira vista. “They’re very small, they’re really cute” (“Eles são muito pequenos, muito fofos”), disse o presidente a jornalistas diante da Casa Branca ao detalhar planos para afrouxar as regras de eficiência energética implantadas no governo do presidente anterior, Joe Biden. “Perguntei como esses carros se sairiam por aqui. Me disseram que não podiam ser feitos nos EUA. Pois bem, agora podem!”, determinou Trump.
A declaração pegou de surpresa até o secretário de Transportes, Sean Duffy. Em entrevistas posteriores, Duffy confirmou estar “limpando o caminho regulatório” para que fabricantes possam produzir os minicarros no país. Mas fez uma ressalva que resume o dilema: “Funcionariam em nossas estradas interestaduais? Provavelmente não”. Ainda assim, Trump — que tem 1,90 m de altura — retomou o assunto em uma postagem cheia de maiúsculas e exclamações, na plataforma Truth Social, na última sexta-feira:
“Acabei de aprovar os ‘TINY CARS’ para serem produzidos na América. Os fabricantes há muito querem fazer isso, assim como já produzem esses modelos com tanto sucesso em outros países. Eles podem ser movidos a gasolina, eletricidade ou ser híbridos. Esses carros do futuro muito próximo são baratos, seguros, econômicos e, simplesmente, **INCRÍVEIS!!! COMECEM A PRODUZI-LOS AGORA! APROVEITEM!!!”
Do Motor1