Kers Wee: carro elétrico nacional deverá ser fabricado em Maringá
Tida como a primeira montadora de carros elétricos do Brasil, a Kers Tecnologia em Mobilidade Sustentável, nome da empresa, deverá se instalar na cidade de Maringá, segundo Marcos Cordiolli, secretário de Inovação Aceleração Econômica, Turismo e Comunicação do município paranaense.
Um protótipo do modelo chamado Wee será exibido nesta sexta-feira (26), no Paço Municipal de Maringá. Projeto nacional do engenheiro Carlos Motta, a Kers nasceu como um startup, oriunda de uma parceria com a SETI-PR, Unioeste e Inbramol. O Kers Wee é um carro elétrico com três rodas e dois lugares, cujo protótipo é construído em fibra de vidro, porém, a empresa fará a versão de produção em aço estampado.
Desenvolvido com foco urbano, o pequenino veículo terá velocidade máxima limitada em 100 km/h. Segundo a Kers, a autonomia será de 100, 200 ou 400 km, o que sugere pacotes de baterias de lítio para o Wee. O projeto inclui sistema de condução semiautônomo e um preço 60% inferior ao modelo importado mais barato. No cálculo da empresa, o preço ficará em torno de R$ 95.000.
Outro fator importante para o Wee será o custo 80% inferior ao de um carro comum com combustível e manutenção. Por ser elétrico, isso geralmente é muito baixo. No caso do Paraná, o custo para rodar 400 km ficaria na casa dos R$ 32,00.
Do Notícias Automotivas