Kjeld Jakobsen, presente!
Foi com imensa tristeza que a direção dos Metalúrgicos do ABC recebeu na manhã deste sábado (05/12) a notícia do falecimento do companheiro Kjeld Jakobsen, de 65 anos. Ele lutava contra um câncer no pâncreas.
Dinamarquês radicado no Brasil desde os 9 anos, o ex-sindicalista cresceu em Holambra, interior de São Paulo, e começou sua militância no sindicato dos eletricitários de Campinas.
Kjeld foi secretário de Relações Internacionais da Central Única dos Trabalhadores (CUT), presidente interino da CUT, diretor-financeiro da Fundação Perseu Abramo, secretário Internacional da Prefeitura de São Paulo, de 2001 a 2004, diretor da Organização Regional Interamericana de Trabalhadores da Central Internacional de Organizações Sindicais Livres e secretário-geral da Coordenadoria de Centrais Sindicais do Cone Sul.
Era um grande especialista em relações internacionais, doutor na área pela Universidade de São Paulo, e atuava como consultor. Desde 2018, foi o coordenador executivo do Comitê Internacional Lula Livre.
Deixa um grande legado ao movimento sindical e aos brasileiros que lutam por um país mais democrático e inclusivo. Toda a nossa solidariedade a sua esposa Leonor, familiares, amigos e companheiros de luta.
Kjeld Jakobsen, presente!