Lançamento será em 16 de julho
A campanha salarial unificada das categorias com data-base no segundo semestre será lançada no dia 16 de julho, Dia Nacional de Lutas e Mobilizações da CUT.
A Central vai organizar manifestações nas capitais e no maior número de cidades possíveis, com panfletagens, assembléias e paralisações. Nesse dia, a Federação Estadual dos Metalúrgicos da CUT (FEM) quer entregar as pautas de reivindicação à Fiesp.
>> Em campanha
Neste segundo semestre entram em campanha salarial 4,5 milhões de trabalhadores de 790 sindicatos filiados à CUT em todo País. São 35 categorias nas áreas rural, de serviço, indústria e funcionalismo público.
O objetivo da Central com uma campanha unificada é colocar a luta por melhores salários além das categorias. “A massa salarial vem sendo reduzida e a sua recuperação depende de campanhas vitoriosas. Mas sabemos que nem todas as categorias conseguem. Por isso, a idéia da unidade dos trabalhadores”, disse o presidente da FEM, Adi dos Santos Lima.
>> Mercadante na Sede
A FEM faz plenária neste sábado a partir das 9h, na Sede do Sindicato, que tem como um dos principais pontos de debate a geração de empego a partir do controle das horas-extras.
O senador Aloísio Mercadante (PT-SP) participa do evento falando de conjuntura política e econômica, enquanto José Silvestre Oliveira, técnico do Dieese, vai fazer um balanço das campanhas salariais da CUT realizadas no primeiro semestre deste ano.
A plenária está aberta a todos os interessados.