Latinos estão insatisfeitos com policias
A América Latina possui os níveis mais baixos de pessoas que estão satisfeitas com a atuação da polícia.
De acordo com a Pesquisa Internacional de Vítimas de Crimes, da Organização das Nações Unidas (ONU), 70% da população no continente está insatisfeita. O documento diz que os policiais latinos são os que aparentam ter o maior envolvi-mento com subornos.
O relatório também destaca os índices de criminalidade no Brasil, afirmando que entre os quase 30 mil homicídios registrados no ano passado, a maioria está ligada ao uso ou tráfico de drogas. A venda de drogas emprega cerca de 20 mil crianças ou jovens. Um avião (vendedor de drogas) ganha freqüentemente mais do que seus próprios pais.
Mulher
As mulheres brasileiras e argentinas estão entre as mais expostas a crimes sexuais no mundo. A informação está em outro relatório da ONU, o Estado das Cidades do Mundo, que mostra ainda que as cidades latino-americanas também têm a maiores taxas de violência sexual. A taxa média das cidades da região está em torno de 5%, enquanto a taxa média nas cidades africanas é de 2,4% e das cidades asiáticas é de 1,6%.
Dos crimes sexuais registrados na América Latina, cerca de 70% dos casos de violência sexual são estupros, tentativas de estupro e outras agressões sexuais. O relatório critica a legislação brasileira, que considera o crime de violência doméstica penalmente mais leve do que uma briga na rua.
O documento também diz que os agressores são rapidamente soltos no Brasil e retornam às suas casas somente para ameaçar a vítima para que não o denuncie novamente.