Latinos garantem espaço no sindicato IndustriALL

Terminou nesta quarta-feira (20), em Copenhague, na Dinamarca, o congresso de fundação do IndustriALL Global Union, sindicato que reunirá as federações de metalúrgicos, têxteis e químicos de todo o mundo. Cerca de 50 milhões de trabalhadores serão representados pela nova entidade.

O último dia do encontro foi marcado por intensos debates, quando sindicalistas da América Latina chegaram a ameaçar deixar a nova entidade se não fosse mantido o espaço para os representantes do continente. Nove latinos entrarão no Comitê Executivo.

No final dos debates, João Cayres, secretário-geral da Confederação Nacional dos Metalúrgicos (CNM) da CUT e membro da representação na Ford em São Bernardo, foi eleito para o Comitê Executivo da IndustriALL.

“A gente temia perder espaço na nova entidade. Por isso todos os representantes do continente se juntaram e fizeram valer sua unidade”, contou Valter Sanches, diretor de Comunicação do Sindicato e de Relações Internacionais da CNM-CUT, que participou das negociações.

Da Redação