Leapmotor será a quarta marca produzida em Pernambuco

Stellantis começará a montar modelos híbridos e elétricos inicialmente em kits importados, mas promete processo total em segunda etapa

Montadora líder de vendas no Brasil, com cerca de 30% dos licenciamentos em 2025, a Stellantis reúne seis marcas no Salão do Automóvel de São Paulo. As novidades de Fiat, Peugeot, Citroën, RAM e da novata Leapmotor serão expostas em seis estandes individualizados.

Neles estão novidades como o Jeep Avenger, que será produzido em Porto Real, RJ, a partir do ano que vem, a picape RAM Dakota, também no mercado brasileiro em 2026, e, além de vários carros-conceito, que sinalizam alguns dos caminhos pelos quais a Stellantis pode seguir em perfil de produto e estilos, também potenciais lançamentos nos próximos meses, sejam importados, sejam produzidos localmente.

Apesar do farto cardápio, a maior novidade da Stellantis para a edição de retomada da mostra, porém, não é um produto específico, mais sua marca e, mais ainda, onde ela será produzida. A Leapmotor foi confirmada como a próxima a ser fabricada no Brasil pelo conglomerado. Mais precisamente em Goiana, PE. A planta, base atual de modelos Jeep, Fiat, RAM e inaugurada há uma década, deverá passar por alterações para receber os modelos da Leapmotor. Herlander Zola, presidente da Stellantis na América do Sul, não confirma quando nem quais veículos serão montados na unidade.

Certo mesmo é que os produtos que saírem de Goiana serão inicialmente apenas montados. A Stellantis trará kits da China, que Zola diz que não saber ainda se serão parcialmente ou totalmente desmontados — no jargão do setor, CKDs ou SKDs. A fabricação completa dos elétricos e híbridos da Leap se dará numa segunda etapa. O desenvolvimento de uma versão híbrida flex consta da pauta da montadora, assim como a possibilidade de que tecnologias oriundas dos modelos Leap possam ser adotadas em produtos das demais marcas presentes em Goiana.

Do AutoIndústria