Lecar: marca brasileira promete entregar primeiros carros em agosto de 2026

A marca nacional Lecar, do empresário Flávio Figueiredo Assis, promete entregar os seus primeiros carros em agosto de 2026, com produção na futura fábrica no Espírito Santo. Os dois modelos, o SUV 459 e a picape Campo, ainda estão em fase final de desenvolvimento, mas a expectativa, segundo o empresário, é de que a dupla esteja pronta e seja apresentada no Salão do Automóvel, em novembro.

Durante coletiva com jornalistas realizada na quinta-feira (7), Assis revelou que os carros já podem ser blindados de fábrica em parceria com a Lopes, dona da primeira loja autorizada a vender os veículos. Ao todo, de acordo com o empresário, 300 estabelecimentos estão interessados em vender produtos da marca. E já são 5 mil interessados nos dois veículos, que vão custar R$ 159.000.

A fábrica da Lecar no Espírito Santo sequer começou a ser construída. No entanto, a expectativa é de que a licença para iniciar as obras seja obtida nos próximos dias. O investimento deve ficar, conforme divulgado pela empresa, na ordem dos R$ 860 milhões. Outra promessa é de que os carros terão 83% de nacionalização e, além do 459 e da Campo, outro SUV urbano, com nome de Tático, deverá ser lançado posteriormente. Assis ainda comenta que há a possibilidade da rede Renault cuidar da manutenção do motor a combustão dos seus carros.

Isso porque estes são fornecidos pela Horse, empresa composta por união entre a marca francesa e a chinesa Geely. O modelo 459 foi projetado inicialmente para ser elétrico, passou por ajustes durante o desenvolvimento e chegará ao mercado agora como híbrido flex, combinando um motor a combustão da Horse (o mesmo usado por Renault Kardian e Nissan Kicks) com um propulsor EV da WEG. A caminhonete tem porte compacto e promete brigar diretamente com a Fiat Strada, atual líder da categoria. O motor é o mesmo do 459.

Do AutoEsporte