Leitura nas Fábricas inaugura mais dois pontos no ABC

Cerca de 20 mil metalúrgicos do ABC já foram beneficiados pelo programa


Ponto de Leitura na Rassini. Fotos: Raquel Camargo / SMABC

Nesta semana, o programa Leitura nas Fábricas inaugurou mais dois pontos. Na Rassini, primeira autopeças a receber o projeto em São Bernardo, e na Masaflex, primeiro ponto em Ribeirão Pires.

Batizado de ‘Quintal da Cultura’, na Rassini ele foi agregado ao espaço do ‘Projeto Aprender’, que existe desde 2003 com salas para aulas de informática, línguas e culinária.

“É um local que já é de aprendizado e os livros ajudarão ainda mais na comunicação com os trabalhadores”, comemorou Francisco de Muniz Rosa, o Chiquinho, do CSE.

Para Pedro Jorge Soares Pereira, o Caixa D’água, também do CSE, a iniciativa será boa para o desenvolvimento dos companheiros e dos filhos, que também poderão utilizar o espaço.

A diretora executiva, Ana Nice Martins de Carvalho, que coordena o Programa pelo Sindicato, ressaltou que o fato da empresa já ter uma filosofia de responsabilidade social colaborou para a instalação do ponto.

Na Masaflex, em Ribeirão Pires, os quase 200 companheiros da linha pararam a produção de filtros automotivos. Mas, desta vez, não por alguma luta. Eles estavam ansiosos para conhecer o espaço de leitura.


Helinho fala na inauguração da biblioteca na Masaflex, em Ribeirão Pires

A biblioteca recebeu o kit do Ministério da Cultura com 650 livros, cds e dvds, além de três estantes, mesa, cadeira, computador, impressora, tapete e três pufes coloridos.

Para o coordenador da Regional Ribeirão Pires e Rio Grande Serra, Hélio Honorato Moreira, o Helinho, o Programa vai incentivar o debate.

“Temos a chance de discutir tudo sobre o dia a dia de cada trabalhador. O trabalho, a família, a vida dos companheiros”, enfatizou.

Na inauguração na Masaflex, o presidente do Sindicato, Sérgio Nobre destacou os talentos da categoria.

“Temos trabalhadores muito talentosos, em todas as fábricas. Esse espaço é de vocês e deve ser usado para irradiar cultura, para vocês se expressarem”, disse.

Clarice Ferrari Dias, Eraldo Lucena do Nascimento, Wilson da Silva Santos Soares, o Wilsão, membros do CSE e Newdemar Cesar Camargo Alves Pereira, cipeiro, são os agentes de leitura  formados na autopeças de Ribeirão. 

Da Redação