Ler em diferentes níveis

Para os que estudam,
julho é mês de descanso e
lazer. É o momento, também,
para colocar as leituras
em dia. Todos sabem
a importância de ler, mas
uma leitura eficiente exige
um pouco da disponibilidade
e do tempo do leitor.

Todo texto é composto
de uma série de idéias
que já podem ter sido citadas
em outros textos, é o
que se chama intertextualidade.
A intertextualidade
pode surgir em diferentes
níveis – desde a citação
original de outro autor até
a reflexão de uma idéia já
conhecida.

O importante é saber
que o leitor tem acesso a
dois tipos de informação:
o tema central, desenvolvido
pelo autor, e os temas
secundários, que são informações
aprofundadas
em outros textos, por outros
autores. Na prática,
isso significa que, quanto
mais leitura, mais fácil vai
se tornando a compreensão
de novos textos.

Por prazer –
Ler não é um ato mecânico.
É um processo que
estabelece relações entre o
novo e o desconhecido, proporciona
diferentes reações
e propõe interação do
leitor com o assunto, pode
provocar discordâncias
ou concordâncias com as
idéias expostas, emoções
diversas, reflexões e mudanças
de atitudes; enfim,
a leitura pode se tornar
um compromisso de
mudança individual ou
social.

O incentivo à leitura
não deve partir da idéia
de que temos de desenvolver
o hábito de ler. Hábitos
são ações rotineiras
e conhecidas, separadas
da busca, da descoberta.
Ler necessita ser sinônimo
de prazer, de desejo
de mudança, de busca
de novas alternativas, de
reinvenção da vida.

Na sociedade, todos
têm um papel importante
na divulgação da leitura,
os programas de
educação, o acesso fácil
às bibliotecas públicas,
com acervo diversificado;
a escola e os pais
incentivando as crianças
desde cedo, a sociedade,
na fiscalização da qualidade
dos textos. Isso é cidadania.

Departamento de Formação