Líder em São Bernardo, Marinho já tem 46,8% dos votos

Petista está 13,6 pontos à frente do segundo colocado, segundo pesquisa Brasmarket

Pesquisa Brasmarket publicada pela revista LivreMercado que começou a circular nesta quarta-feira  mostra que o candidato do PT em São Bernardo, Luiz Marinho, subiu 5,7 pontos atingiu a 46,8% dos votos válidos. A vantagem para o segundo colocado é de 13,6 pontos.

O  levantamento mostra que Orlando Morando (PSDB), segundo colocado, caiu 1,3 ponto e tem agora 33,2% das intenções de voto. O cenário aponta para uma definição no 1º turno, já que Marinho – ex-ministro e ex-presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC – foi o único que cresceu em relação à pesquisa anterior.

O terceiro colocado é Alex Manente (PPS), com 17,9,%. Em seguida, vêm Evandro de Lima (PT do B), com 1,1%, e Aldo Santos (PSol), com 1% dos votos válidos. Marinho foi o candidato que mais cresceu desde o primeiro levantamento: tinha 29% no fim de julho; foi para 41,1% em setembro e agora está com 46,8%.

Orlando Morando, candidato apoiado pela atual administração, só perdeu intenções de voto. Tinha 36,8%, desceu para 34,5% e caiu para 33,2%. A pesquisa foi realizada pelo Instituto Brasmarket entre os dias 22 e 24 de setembro e a margem de erro é de 3,5 pontos percentuais para mais ou para menos.

Nas demais cidades, a maioria dos candidatos deve se eleger ou releger já no primeiro turno, neste domingo. Casos dos candidatos petistas a prefeito Wanderlei Siaque (Santo André), Mario Reali (Diadema) e Oswaldo Dias (Mauá). Leia sobre os demais abaixo

Em Santo André, o candidato do PT à Prefeitura, deputado estadual Vanderlei Siraque, já atingiu 51,3% das intenções de voto, de acordo com a pesquisa Brasmarket. O resultado indica que o petista pode ser eleito já no primeiro turno, neste domingo. Empatados na segunda colocação estão o petebista Aidan Ravin e Raimundo Sales (DEM). O tucano Newton Brandão vem em quarto lugar, com 11,9%. Ricardo Alvarez (Psol), ficou com 0,8%.

Em Diadema, o candidato do PT à Prefeitura, Mário Reali, ampliou a vantagem que tinha sobre o tucano José Augusto. O petista agora abre 13 pontos percentuais e chega a 54% das intenções de voto. A vitória do PT no primeiro turno é o mais provável. Reali, que no final de julho tinha 39,4% na pesquisa Brasmarket, chegou no empate técnico com José augusto no fim de agosto, quando o petista obteve 45.7% e o tucano caiu de 50,4% para 43,7%. Com 41% das intenções de voto, José Augusto vê suas chances de ir para um segundo turno ficarem reduzidas a cada dia que passa. Em terceiro lugar ficou Ricardo Yoshio (PMN), com 4,4% das intenções de voto. Vladão, do PCB, é o quarto colocado, com 0,6%.

Em Mauá, Oswaldo Dias, candidato do PT à Prefeitura, é o primeiro colocado na pesquisa Brasmarket, com 52,2% das intenções de voto. Na pesquisa anterior, Oswaldo tinha 58%. O segundo colocado é Chiquinho do Zaíra (PSB), com 25,7%. A batalha de Oswaldo e dos petistas da cidade é garantir a vitória no primeiro turno. Chiquinho subiu apenas 0,9 ponto percentual, enquanto que Diniz Lopes (PR) atingiu 19,5, com um avanço de 3,5 pontos percentuais. Mateus Prado (Psol) é o último colocado, com 2,6% .

Em São Caetano,  o prefeito José Auricchio (PTB) tem 90,3% das intenções de. Em segundo lugar está o candidato do PT, Jayme Tortorello, com 7,2%. Horácio Neto (PSOL) tem 2,5%.

Em Ribeirão Pires, o prefeito Clóvis Volpi (PV), de Ribeirão pires passou de 72,7% das intenções de voto no final de agosto para 76,5% no final de setembro. O petista Mário Nunes conseguiu passar para a segunda colocação, subindo de 9,9% para 12%. Valdírio Prisco (PSDB) ficou em terceiro, com 11,4%.

Em Rio Grande, a reeleição do prefeito de Rio Grande da Serra, Adler Teixeira Kiko (PSDB), está cada vez mais próxima. O tucano está com 79,8% das intenções de voto, 0,4 ponto percentual a menos que na pesquisa do final de agosto. Em segundo está Carlos Augusto César (PT), o Cafu, com 18,6%, 0,9 ponto percentual a mais do que no levantamento anterior. Nilson Gonçalves (PR) ficou em terceiro, com 1,7% das intenções

Da Redação