Liderança entre os SUVs nunca foi tão disputada
T-Cross lidera no acumulado, mas quatro modelos estiveram no topo do segmento nos cinco primeiros meses de 2022
Desde que começou a produzir no Brasil, em 2015, a Jeep passou a deter, em média, mais de 20% do segmento de utilitários esportivos e a liderá-lo com extrema folga, tendo ainda a dobradinha Renegade e Compass se revezando como o SUV mais vendido do País em quatro anos. Esse quase mar de rosas, porém, parece sob ameaça em 2022, com a concorrência avançado tanto no ranking de marcas como de modelos.
Após os cinco primeiros meses do ano, a Jeep alcançou 53,9 mil emplacamentos, somando agora também as vendas do Commander, lançado no transcorrer do ano passado. O volume corresponde a fatia de 21%, mas com a diferença para a segunda colocada, a Volkswagen, mais estreita.
A montadora alemã também tem três representantes no segmento e acumulou 15,9% de participação ao negociar quase 43,4 mil veículos. Melhor notícia: com 26,5 mil unidades licenciadas, o T-Cross lidera entre os SUVs, à frente do Compass (24,9 mil), Hyundai Creta (23,3 mil) e Chevrolet Tracker (21,6 mil). O Renegade, que ganhou motor turbo este ano e passou por ligeira atualização estética, aparece só na quinta posição, com 20,7 mil licenciamentos e tendo o “fogo-amigo” do Fiat Pulse, irmão do grupo Stellantis, nos calcanhares, com 19,2 mil unidades negociadas.
Quatro modelos lideraram o segmento em cinco meses. E sempre com os segundos colocados muito perto. O ano promete, já que novas versões de modelos atuais e SUVs inéditos estão no tubo de lançamento de várias ao longo dos próximos meses.
Do AutoIndústria