Líderes detêm 77% do mercado de caminhões em janeiro
No primeiro mês do ano MAN, Mercedes-Benz e Ford apresentaram crescimento nas vendas de, respectivamente, 22%, 38% e 30%, quando comparadas com janeiro do ano passado – na mesma base de comparação o mercado em geral cresceu 25%. Juntas, elas dominaram 77% do mercado de caminhões e mantiveram com folga as três primeiras posições do ranking. A líder MAN apurou participação de 30%, à frente da Mercedes-Benz, 28%.
Das demais colocadas, a Iveco apurou alta expressiva de 60,6%. A Volvo, que compete apenas nos segmentos de pesados e semipesados, registrou vendas 7,8% superiores com relação ao mesmo mês do ano passado enquanto Scania, que ocupa a sexta posição do ranking, registrou a única queda para o segmento, de 21%.
A Agrale, na última posição do ranking, entregou 63 caminhões no mês passado, volume que garantiu o maior índice de crescimento da lista: 85,3% acima das vendas de janeiro de 2010.
Ônibus
A líder nas vendas de chassis de ônibus em janeiro foi a Mercedes-Benz, com 993 unidades, participação de 40% do mercado.
A MAN, na segunda posição do ranking, teve participação de 37,5%, enquanto as vendas da terceira colocada, Agrale, representaram 13% do total de chassis vendidos no mês passado. A Iveco, que teve o maior índice de crescimento para o mês, de 276%, para vendas de 147 unidades, ocupa a quarta colocação da lista, com quase 6% de participação.
Scania e Volvo fecham o ranking com 2% e 1% de participação, respectivamente. As empresas fecharam o mês passado com vendas 48% e 39% menores na comparação com janeiro do ano passado, respectivamente.
Da Autodata