Livro aborda luta dos Metalúrgicos do ABC no grande ciclo de greves no país

Mais de 30 pesquisadores de diversas universidades do país lançaram o livro “Movimentos Cruzados, Histórias Específicas”. A publicação é resultado do projeto que fez um estudo comparativo das práticas sindicais e de greves dos metalúrgicos do ABC, metalúrgicos de São Paulo e dos canavieiros de Pernambuco.

A publicação está disponível em pdf no site do Colégio Brasileiro de Altos Estudos, da Universidade Federal do Rio de Janeiro: https://bit.ly/3iCrFDL. A organização é de José Sérgio Leite Lopes e Beatriz Heredia, com o envolvimento de equipes da UFABC, UFRJ, UFPB, Unifesp e USP.

Pesquisadores utilizaram o Cempi (Centro de Memória, Pesquisa e Informação) dos Metalúrgicos do ABC, bem como realizaram entrevistas com dirigentes do período e da AMA-A ABC (Associação dos Metalúrgicos Anistiados e Anistiandos do ABC).

O livro analisa as grandes greves no final do período da ditadura militar, entre 1978 e 1985. As categorias escolhidas marcam a comparação entre o sindicalismo urbano-industrial e a situação rural para analisar as lutas da classe trabalhadora brasileira.