Lucro da Toyota sobe 4,6% no trimestre
O lucro líquido atribuído a controladores da montadora japonesa Toyota subiu 4,6% no primeiro trimestre de seu ano fiscal de 2015, terminado em junho, frente ao mesmo período do exercício anterior. O resultado atingiu 587,8 bilhões de ienes, ou cerca de US$ 5,8 bilhões, mostra balanço divulgado hoje.
A receita líquida da empresa cresceu 2,2% e somou 6,39 trilhões de ienes no trimestre. As vendas de veículos da companhia ficaram praticamente estáveis, em 2,24 milhões de unidades, entre abril e junho — leve alta de 0,4%. A melhora foi internacional, porque no mercado doméstico foi observada queda de 3,8%, para 506 mil carros.
Na região que agrupa América Central e do Sul, a Toyota comercializou a mesma quantidade de automóveis na comparação anual: 506 mil. Por outro lado, Europa, América do Norte e Oriente Médio impulsionaram a expansão, com avanços de 7,2%, 3% e 5,1%, respectivamente.
A desvalorização do iene ante o dólar e o euro também contribuiu positivamente para o aumento da receita no trimestre. Mas, em relação ao último período do exercício fiscal passado, a moeda já se fortaleceu, o que pode reduzir esses ganhos ao longo do ano.
A Toyota revelou ainda que seu lucro operacional subiu 4,4% nos três meses até junho, em comparação anual, para 692,73 bilhões de ienes. O resultado, em geral, significou desaceleração perante o exercício anterior, quando o incremento na receita ficou em 13,7%, o resultado operacional subiu 87,9% e o lucro líquido, 93,6%.
Do Valor Econômico