Luiz Marinho é anunciado por Lula como Ministro do Trabalho
O presidente do Sindicato, Moisés Selerges, e o diretor administrativo e trabalhador na Volks, Wellington Damasceno, estiveram na nomeação
O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva anunciou no início da tarde desta quinta-feira (22) Luiz Marinho como ministro do Trabalho e Emprego (MTE) em sua gestão, que começa em janeiro de 2023.
Representando os Metalúrgicos do ABC, o presidente do Sindicato, Moisés Selerges, e o diretor administrativo e trabalhador na Volks, Wellington Damasceno, estiveram presentes na atividade de nomeação de Marinho.
Selerges destacou a importância da indicação para os trabalhadores. “O companheiro Luiz Marinho no Ministério do Trabalho foi uma excelente escolha. Ele conhece as questões do mundo do trabalho e dialoga com a classe trabalhadora. A partir do dia 1º de janeiro já estaremos juntos trabalhando e propondo para que o País volte a crescer. Parabéns companheiro Marinho!”, afirmou o dirigente.
Já o diretor administrativo além de parabeniza-lo frisou as expectativas dos trabalhadores, sobretudo, em revisar e propor novos marcos no mundo do trabalho. “Marinho possui grande experiência em gestão pública e articulação política. Tenho grande respeito e admiração pela sua trajetória e competência. Tenho orgulho de ser companheiro de fábrica, de Sindicato e de luta”, destacou Wellington.
“Há muita expectativa e esperança em revisar e propor marcos que retomem direitos e garantam avanços para aqueles que estão à margem da proteção social no nosso País. Marinho reúne as condições para ajudar o presidente Lula a reconstruir o Brasil”, prosseguiu.
Quem é Luiz Marinho?
Trabalhador na Volkswagen na década de 1970, Marinho iniciou sua participação no movimento sindical logo após seu ingresso na montadora. Ele foi presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC de 1996 a 2005. No primeiro mandato de Lula na presidência da República, Marinho preside a CUT (Central Única dos trabalhadores).
Em 2005, a convite de Lula, assumiu o Ministério do Trabalho pela primeira vez, onde ficou de 2005 a 2007. Depois, foi ministro da Previdência Social, de 2007 a 2008. Em 2008, Marinho foi eleito prefeito de São Bernardo e é reeleito quatro anos depois.
Atualmente, Marinho preside o diretório estadual do PT em São Paulo e foi eleito deputado federal nas eleições de outubro.