Luiz Marinho e Dilma Rousseff participam de fórum internacional em São Bernardo

O encontro faz parte da política da Prefeitura de posicionar São Bernardo no cenário internacional e tem como objetivo fortalecer as relações internacionais do município

A Prefeitura de São Bernardo do Campo realiza nos dias 26 e 27 de outubro o 1º Fórum Internacional de Relações Multilaterais Econômico-Comerciais. O prefeito Luiz Marinho fará a abertura do encontro, que terá a presença da ministra da Casa Civil da Presidência da República, Dilma Rousseff, e de embaixadores de mais de 15 países, além de representantes de diversos consulados e câmaras de comércio.

O encontro faz parte da política da Prefeitura de posicionar São Bernardo no cenário internacional e tem como objetivo fortalecer as relações internacionais do município. Temas de interesse nacional e internacional, principalmente para o setor investidor, serão objeto das palestras, assim como as potencialidades e características de São Bernardo, que serão apresentadas no primeiro dia pelo prefeito Luiz Marinho. Também no primeiro dia, a ministra Dilma Rousseff falará sobre a política do governo federal para o pré-sal e ações na área de infraestrutura.

O secretário de Relações Internacionais de São Bernardo, Evandro de Lima, esclareceu que a escolha dos temas obedece a critérios específicos. “Todos esses assuntos estão relacionados à política externa do País. O evento todo foi montado em função do interesse que determinados temas geram no exterior e sua eventual intersecção com os interesses e objetivos do município”, afirmou. Um exemplo é a palestra sobre política internacional brasileira, que será ministrada pelo secretário-geral do Itamaraty, o embaixador Samuel Pinheiro.

No primeiro dia, o fórum terá um panorama dos rumos do País em diversos setores e no segundo dia, a intenção é mostrar a situação atual do Brasil. O mercado de etanol e a indústria aeronáutica, assim como a atuação do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) no financiamento ao comércio exterior, serão tratados ao longo do dia.

O fórum será realizado na Pinacoteca Municipal, que fica na Rua Kara, 105, no Jardim do Mar, e está sendo organizado pela Prefeitura em parceria com a Associação dos Cônsules do Brasil (Aconbras).

Credenciamento – O credenciamento para os veículos de comunicação interessados em acompanhar o evento devem se credenciar até as 17h de sexta-feira (23/10) enviando um e-mail para [email protected] e informando nome completo, número de RG e veículo de comunicação para o qual trabalha. As credenciais, até duas por veículo, devem ser retiradas no primeiro dia do evento, até as 13h.

Empreendedorismo – Na segunda-feira, a ministra Dilma Rousseff também participará do Fórum de Temas Nacionais 2009, evento organizado pela Associação dos Dirigentes de Vendas e Empreendedores do Brasil (ADVEB) e que tem apoio da Prefeitura. Tendo como tema Pré-sal e o Futuro do País, o evento ocorre a partir das 18h no Centro de Formação dos Profissionais da Educação (Cenforpe), na Avenida Dom Jaime de Barros Câmara, 201, Planalto.

Da Prefeitura de São Bernardo