Lula aprova reajuste de 7,7% aos aposentados e veta fim do fator previdenciário

Decisão beneficiará 9 milhões de aposentados que ganham acima do salário mínimo (R$ 510,00) e será retroativo a janeiro

Após três horas de reunião, o presidente Lula aprovou nesta terça-feira (15) o reajuste de 7,7% aos aposentados que ganham acima do salário mínimo (R$ 510). O aumento irá beneficiar 9 milhões de aposentados.
 
A decisão ocorreu em meio a uma reunião entre Lula, assessores econômicos e os ministros do Planejamento, Paulo Bernardo, da Previdência, Eduardo Gabas, da Fazenda, Guido Mantega, das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, e a ministra-chefe da Casa Civil, Erenice Guerra.
“O presidente determinou que o equilíbrio fiscal, a solidez das contas públicas e a obtenção do superávit primário sejam mantido mesmo com o aumento”, explicou Mantega.

Os ajustes nas contas públicas também serão necessários para o ano que vem, segundo ele.

“Nos orçamentos dos próximos anos já estará contemplado este aumento de despesa  e será feito um remanejamento para não alterar o resultado fiscal para o próximo ano também”. disse.

A discussão em torno do aumento aos aposentados começou em dezembro do ano passado, quando Lula editou Medida Provisória para dar reajuste aos aposentados que ganham mais de um salário mínimo.

Isso porque os aposentados que ganham um salário mínimo tiveram as aposentadorias reajustadas acima da inflação durante o governo Lula, graças aos reajustes no mínimo.

Já os que ganham mais de um salário, tiveram apenas reposição da inflação no período, o que gerou a reivindicação do reajuste para os aposentados que ganham acima do mínimo e que não tiveram a reposição das perdas. 

Da Redação com R7