Lula assistirá a posse de Marinho
Participação do presidente revela o prestígio do prefeito eleito pelo PT em São Bernardo. O evento deve reunir milhares de pessoas no Paço Municipal, palco de concentrações históricas dos metalúrgicos do ABC nos anos 1970
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai festejar o Ano Novo em São Bernardo do Campo e participar, em 1º de janeiro de 2009, da posse do prefeito eleito, o ex-ministro do Trabalho e da Previdência Social Luiz Marinho. A decisão, mantida em sigilo pelo partido na cidade, mas confirmada por fontes de Brasília e da Câmara Municipal, dá a dimensão que Lula confere à vitória eleitoral na cidade onde mora, considerada o berço do PT. Ao mesmo tempo, revela o prestígio de Marinho na sigla.
A cerimônia está marcada para as 10 horas e o PT pretende reunir milhares de militantes e filiados no histórico Paço Municipal, palco da concentração dos metalúrgicos do ABC no fim dos anos 70. Os petistas passaram 20 anos sonhando em reconquistar a Prefeitura de São Bernardo e preparam agora uma grande manifestação popular para a posse. Lula teve presença constante no município durante a campanha eleitoral – que, proporcionalmente, foi a mais cara do País. Participou de três comícios e até desfilou em carro aberto pela principal rua comercial da cidade no sábado que antecedeu o primeiro turno.
A simples consulta sobre os procedimentos necessários para a participação do presidente na cerimônia mobilizou os diretores e assessores do Legislativo. O regimento interno da Câmara Municipal de São Bernardo prevê a posse no plenário, que tem capacidade para no máximo 400 pessoas. Representantes petistas indagam sobre a possibilidade de transferir a cerimônia para o lado de fora do prédio, na Esplanada do Paço, mas isso dependeria da aprovação de um projeto de resolução específico.
Do Estado de São Paulo