Lula bate Alckmin na primeira pesquisa com lista oficial

O presidente Lula segue liderando as pesquisas de intenção de voto. Levantamento feito pela Confederação Nacional dos Transportes (CNT) e Instituto Sensus divulgado ontem confirma sua vitória em primeiro turno se a eleição fosse hoje. Esta é a primeira pesquisa depois da oficialização dos candidatos.

Lula aparece agora com 44,1% das intenções de voto e Alckmin tem 27,2%.

O presidente cresceu 1,4% em relação de maio, enquanto o tucano subiu 6,9%.

A pesquisa captou os resultados da exposição de Alckmin na propaganda do PSDB veiculada em junho no rádio e na TV. Junho foi também o mês das convenções partidárias que confirmaram os nomes dos candidatos.

Os demais presidenciáveis têm: Heloísa Helena (PSOL) 5,4%; Cristóvam Buarque (PDT), 1,4%; Rui Costa Pimenta (PCO), 0,3%; José Maria Eymael (PSDC), 0,3% e Luciano Bivar (PSL), 0,3%. Indecisos, brancos e nulos somam 20,0%.


Avaliação positiva também melhora

A pesquisa apresenta  crescimento da avaliação positiva do governo e da popularidade do presidente Lula. Dos 2.000 entrevistados entre os dias 4 e 6 de julho, 41% disseram considerar o governo bom ou ótimo. Em maio, o percentual era de 38,3%.

Com a elevação, a aprovação do governo chega aos melhores índices desde abril de 2005. A avaliação negativa do governo baixou a 19,3%  contra os 22,2% registrados em maio.

Dos entrevistados, 55,8% disseram aprovar o desempenho do presidente contra 37% que disseram reprová-lo. Na pesquisa anterior, 53,9% aprovavam o trabalho de Lula e 37,8% desaprovavam.