Lula cobra mais estudantes da região na UFABC


Lula e o ministro da educação Fernando Haddad. Foro: Ricardo Stuckert/I​nstituto Lula

A comemoração pelos cinco anos da UFABC (Universidade Federal do ABC) em Santo André, realizada nesta sexta-feira (16), foi marcada por série de homenagens que destacaram a importância da comunidade acadêmica, alunos e autoridades para a instalação e manutenção da instituição de ensino. Na oportunidade, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva destacou a necessidade de que os governantes da região invistam no preparo dos jovens para alavancar a taxa de estudantes da universidade que residam em um dos sete municípios.

Segundo Lula, apenas 37% dos estudantes da UFABC são da região, dado que demonstra a necessidade de investimento na educação básica por parte dos sete prefeitos. “Se os prefeitos quiserem reverter este quadro têm de preparar os jovens para passar no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) ou qualquer que seja o processo de seleção”, observa. Para o ex-presidente, UFABC tem chance de estar classificada entre as 100 melhores universidades do mundo em breve.

Helio Waldman, reitor da UFABC desde fevereiro de 2010, observou o sucesso da educação interdisciplinar como nova proposta pedagógica da instituição. “Além de erguer prédios e blocos, conseguimos fazer valer a excelência acadêmica”, comemora. Para o reitor, este é o tipo de formação adequada aos jovens, já que o mundo exige uma formação multidisciplinar.

Já o ministro da educação, Fernando Haddad, aproveitou sua fala para destacar que a instituição, instalada no ABC em 2006, obtém os melhores indicadores de produção científica do País. “Alguns aqui sabem a luta que é a expansão do ensino superior público no País. Se a gente contar as 14 universidades federais criadas em oito anos parece pouco, mas se analisarmos que são 126 campus sendo construídos conseguimos ver a dimensão”, comenta.

Planos
No campus de Santo André, o primeiro da região, o objetivo é praticamente dobrar a área construída até 2014. O campus andreense tem hoje 55 mil m² de área construída e ainda falta construir laboratório, centro cultural e centro esportivo. A maior parte das estruturas deverá ficar pronta em 2013. Apenas o anexo (prédio que abrigará os laboratórios instalados do outro lado do rio Tamanduateí serão entregues em 2014.

Já o campus São Bernardo, que atualmente funciona em um prédio provisório, deverá receber os primeiros calouros de 2012 em maio do próximo ano, no entanto, para Luiz Marinho, prefeito do município, a inauguração do primeiro prédio poderá ocorrer ainda no fim deste ano. “A UFABC tem uma tarefa estratégia, que é estar ligada aos parques tecnológico e industrial de defesa e também às discussões do pré-sal”, observa.

A instalação de uma unidade em Mauá poderá abrir as portas para novas áreas, como artes e saúde. Para Oswaldo Dias, prefeito mauaense, não está descartada a opção de iniciar as aulas da instituição em um prédio provisório. “Ainda estamos aguardando uma definição da universidade federal”, comenta.

A UFABC oferece dois bacharelados interdisciplinares (Bacharelado em Ciência e Tecnologia e Bacharelado em Ciências e Humanidades) e 25 cursos de formação específica. Ao todo, são 5.528 alunos na graduação, 510 na pós-graduação e 14 programas de pós-graduação.

Do Repórter Diário