Lula destaca em coluna semanal investimentos no Amazonas e queda do desmatamento
Entre os empreendimentos do PAC no estado está o gasoduto que liga a província petrolífera de Urucu a Manaus
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva lembrou nesta terça-feira (24) que o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) vai destinar R$ 10,6 bilhões até 2010 para o Amazonas. Entre os empreendimentos do PAC no estado está o gasoduto que liga a província petrolífera de Urucu a Manaus, com 670 quilômetros de extensão, que será inaugurado por Lula na próxima quinta-feira (26).
O investimento do PAC no Amazonas foi citado por Lula em resposta a um leitor, na coluna O Presidente Responde, que perguntou se estados distantes dos grandes centros urbanos também receberiam recursos do programa. “Estamos com investimentos em praticamente todos os municípios do Amazonas”, esclareceu Lula.
O presidente também respondeu a uma pergunta sobre o desmatamento na Amazônia e citou dados recentes do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) que mostram que o desmatamento da Amazônia, nos últimos 12 meses encerrados em julho, foi de 7 mil km2. “Trata-se da menor área da floresta derrubada nos últimos 21 anos”, afirmou.
Ele também destacou a meta de redução de 80% no desmatamento da Amazônia até 2020 que será apresentada pelo Brasil na Conferência da Nações Unidas para Mudanças Climáticas, em dezembro, em Copenhague, Dinamarca.
A coluna O Presidente Responde é publicada semanalmente em jornais de todo o país. No texto, o presidente responde a perguntas enviadas por três leitores.
Da Agência Brasil