Lula deve receber marcha do MST
O presidente Lula vai receber na próxima terça-feira integrantes da Marcha Nacional pela Reforma Agrária, que deve chegar a Brasília no dia anterior.
Organizada pelo MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra) e com a participação de 12 mil pessoas de 23 Estados, a chegada acontecerá após os manifestantes terem percorrido mais de 200 quilômetros em 13 dias de caminhada pelas marginais das rodovias.
O objetivo da marcha é pressionar o governo a acelerar o processo de reforma agrária e promover mudanças na política econômica. João Pedro Stédile, da coordenação nacional do MST, entende que a marcha representa uma batalha importante dos trabalhadores rurais. “O governo tem de tomar uma decisão agora e mudar definitivamente seu modelo de política econômica. Só assim a reforma agrária será priorizada”, afirmou.
O MST quer também a reestruturação do Incra, a vinculação do órgão à Presidência da República, além da contratação de novos servidores.
Para Egídio Brunetto, da direção nacional do MST, durante o governo FHC o Incra foi sucateado e o novo governo tem a obrigação de fortalecê-lo novamente.
“Passamos dois anos e meio de mandato e o Incra está quase igual. Tem Estado que tem só um agrônomo para fazer vistoria”, denuncia Brunetto.