Lula dispara 19 pontos na frente do tucano
Pesquisa Datafolha divulgada terça-feira à noite no Jornal Nacional mostra que Lula ampliou de 11 para 19 pontos sua vantagem sobre o candidato tucano.
O presidente subiu de 51% para 57% das intenções de voto e Alckmin caiu de 40% para 38%.
Considerando só os votos válidos, Lula fica com 60% e Alckmin com 40%. Os votos nulos e brancos somam 3% e os indecisos também são 3%.
Perfis – O diretor do Datafolha Mauro Paulino disse que “a exemplo do primeiro turno, Lula tem a eleição nas mãos novamente”. Alckmin teria de tomar mais de 900 mil votos de Lula por dia, todos os dias, até a eleição, para impedir sua vitória.
Lula cresceu e Alckmin caiu em todas as regiões, em todas as faixas de renda e em todos os segmentos de escolaridade, seja por sexo ou idade. O presidente alcançou 75% a 25% no Nordeste, 56% a 44% no Sudeste e 58% a 42% no Norte e no CentroaOeste.
Ele reduziu a dianteira do ex-governador no Sul, a única região onde o tucano leva a melhor, por 53% a 47%. Esses números derrubam a tese de que Lula seria o preferido do Brasil atrasado, enquanto Alckmin venceria no Brasil moderno.
O presidente ultrapassou o tucano também na faixa de 5 a 10 salários mínimos (52% a 48%), onde, dez dias atrás, o ex-governador vencia por dez pontos de diferença.
Povo vê a diferença dos projetos
Lula disparou porque venceu o debate político. No segundo turno, a disputa ficou entre os dois candidatos, o que favoreceu e impôs a confrontação política.
A campanha do presidente percebeu isso e forçou uma comparação entre o atual governo e as propostas do PSDB. Alckmin acabou agarrando-se em um discurso único.
Quando foi obrigado a se pronunciar sobre temas como privatizações, programas sociais, Bolsa Família, caiu na defensiva. Pior, quis sair da defensiva dizendo que suas idéias nessas questões não são muito diferentes das de Lula. Não convenceu. Apenas abriu espaço para a campanha de Lula encaixar um eslogam demolidor. “Não troque o certo pelo duvidoso”.
Novos debates – Hoje tem debate entre Lula e Alckmin no SBT, canal 4, às 21h. Mais dois confrontos entre os dois ocorrem na próxima semana. Segunda-feira, dia 23, na tevê Record, canal 7, às 22h30; e sexta-feira, dia 27, às 22h20, na Rede Globo, canal 5.